domingo, 12 de dezembro de 2010

Projeto piloto para: JOEVI – Jovens Evangélicos de Itatiba

Bem, meu nome é Adilson e gostaria de apresentar um projeto de união entre os jovens evangélicos de Itatiba. Sou membro da Primeira Igreja Batista em Itatiba, e venho trabalhando com jovens e adolescentes há muitos anos, fiz o curso teológico na Faculdade Teológica Batista em Jundiaí. Tenho participado de vários simpósios sobre liderança e na área de artes cênicas, que particularmente gosto muito. Em 2004, participei de um projeto missionário da Junta de Missões Nacionais (JMN), chamado Tenda da Esperança, em Juazeiro do Norte durante cerca de 20 dias. Atualmente leciono para adolescentes na escola bíblica dominical, sou líder de jovens e vice-presidente da JUBAJ (Juventude Batista de Jundiaí e região).
Mas vamos ao projeto:
Ø O principal trabalho será realizarmos encontros mensais, fixados em determinado sábado do mês (ex.: 4º sábado de todo mês), onde teremos um culto jovem, tipo encontrão, com louvor, exposição da Palavra, momentos de oração e tudo mais, direcionado ao jovem, onde ele possa trazer um amigo não evangélico pra conhecer a Deus, já transpondo várias barreiras de preconceito.
Ø Este trabalho deve ser realizado por uma diretoria, devidamente constituída, com a sugestão que segue:
-         Presidência (1 presidente e 2 vices)
-         Responsável pela Comunicação Criativa (teatro, zine, artes, etc.)
-         Responsável por Missões e Evangelismo
-         Responsável pela Música
-         Conselheiro (Pastor)

Essa diretoria irá se reunir e programar todas as coisas relativas a cada encontro, e depois de elaborado um calendário, onde já estarão sugeridos preletores (através de pesquisa e consulta entre os próprios jovens) e locais para os encontrões apresentar para apreciação da Associação dos Pastores e posterior divulgação. A diretoria deverá ter reuniões no mínimo mensais, ou no máximo bimestrais para oração, planejamentos e avaliação dos encontros. Os responsáveis pelas diversas áreas de atuação tem liberdade para trabalhar suas respectivas áreas, como por exemplo: formação de um grupo de teatro com jovens de várias igrejas que tenham interesse, formação de uma banda também com jovens de várias igrejas, etc; sendo responsável também pelo cuidado espiritual do seu grupo de interesse e mantendo sempre a diretoria informada de suas atividades e ciente de que a presidência e o pastor conselheiro tem o direito de comparecer a qualquer encontro ou reunião de cada sub-grupo que venha a existir.


Outras idéias a serem trabalhadas que poderão ser postas em ação pela JOEVI:

Ø Festival de Música e Arte: dois encontros no ano, aproveitando o período de férias escolares, com participação das diversas bandas, grupos de louvor, grupos de coreografias, teatros, etc; das diversas igrejas, com objetivo de atrair grande número de pessoas para ouvir o evangelho.
Ø Acampamento: um durante o ano,  com os jovens de todas as igrejas evangélicas com objetivo de promover mais comunhão e entrosamento entre esses jovens e como ferramenta de evangelismo, claro que fora da época em que as igrejas realizam seu acampamento anual, geralmente no carnaval. Uma sugestão é o feriado prolongado de setembro.
Ø Viagem Missionária: no mínimo uma vez ao ano, os jovens serão “convocados” a participarem de uma viagem missionária, em parceria com alguma agencia missionária ou nas pequenas cidades da nossa região com pouca expressão evangélica.
Ø ZINE LIGADÃO JOVEM: esse é um projeto pessoal que começou na igreja, e que gostaria muito de vê-lo ser absorvido por essa diretoria, ou melhor, continuar sendo, pois tem sido uma ótima ferramenta de divulgação e edificação espiritual.



Bem, essas são algumas idéias que precisam ser pensadas, discutidas e principalmente, colocadas em prática!

Sem mais, grato pela atenção.


Adilson Ferreira Sales


Itatiba, 01 de setembro de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário