quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Trabalhando em favor dos menores...


Conforme matério no JI Diário de 12/01/2010; integrantes do Comissariado de Menores flagaram indivíduo maior de idade oferecendo bebida alcoólica a um menor e conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente isso é crime. O fato ocorreu em frente ao shopping, conhecido point de adolescentes e jovens. Infelizmente exitem muitos outros pontos de encontro, onde os menores com certeza tem acesso fácil às bebidas e infelizmente não existem fiscais suficientes para atender essa necessidade.

Qual será então o caminho, visto que os casos de adolescentes e até mesmo crianças que tornam-se dependentes do alcoól só tem aumentado?

Tenho visto nessa e em outras questões uma parcela de culpa muito grande vinda dos pais que tem negligenciado sua missão de educar. Muitos tem deixado para os amigos de seus filhos a tarefa de transmitir "experiência de vida", que na maioria das vezes não é a ideal. Outros por sua vez, acham que essa é a missão da escola e que os professores devem fazer a vez dos pais. Estão muito enganados os que pensam assim! Na escola é transmitido o ensino das diversas matérias necessárias para nosso desenvolvimento como cidadãos, mas a educação deve vir de casa! Ainda assim nossos educadores notando essa deficiência da familia tem feito o possível para transmitir valores saúdaveis aos alunos.

Já é cientificamente provado que na formação do indivíduo a colaboração dos pais muitas vezes se limita ao DNA e que a carga que recebe-se dos amigos chega a ser muito maior. Então sugiro que os pais ao menos saibam com quem seus filhos tem contato, como são suas familias. Reúna os amigos de seus filhos em casa e os observe, vejam seus modos, sua maneira de falar e tratar e assim poderemos ter maior controle sobre que tipo de pessoas estaremos preparando para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário