segunda-feira, 11 de julho de 2011

A HISTÓRIA DO MEU SANTO

Meu prezado amigo,
embora não me conheça,
quero falar-lhe agora,
antes que o dia escureça.

Dedico estes versos
a você que vem de longe,
viajando pelas estradas
sofrendo mais do que monge.

Assim quero falar-lhe
com a voz de um grande amigo,
porque um dia me falaram
e eu pude ver o perigo.

Fui católico devoto
até meus catorze anos.
Fui batizado e crismado,
depois veio o desengano.

Num parque de diversão
arrisquei na jogatina;
ganhei o prêmio devido:
uma imagem muito fina.

Fui pra casa sorridente
e com a fé no coração,
abraçado com a imagem;
já fazendo a devoção.

Ao chegar em minha casa
uma vizinha falou:
___Ela não fez milagre
e você já adorou?

Leve ao vigário, seu moço,
o sagrado coração:
e vai benzer a imagem
pra lhe dar proteção.

Levei-a ao sacerdote,
voltei numa só corrida.
Tinha agora um protetor
pra me abençoar a vida.

Na cabeceira da cama,
em forma de uma cruz,
fiz uma prateleirinha
e lá botei meu Jesus,

Todo o dia eu rezava
e fazia meu pedido:
nunca vi santo mais belo,
era todo colorido.

Mas um entrando,
com Rosinha nos meus braços.
Ela bateu na imagem
que caiu em mil pedaços.

Quase perdi a fala,
senti ódio da Rosinha,
que era bebê de um ano,
filha da minha vizinha.

Eu gostava da criança,
mas meu santo eu adorava;
indeciso e muito triste
eu de pé ali chorava.

Ainda com esperança
me abaixei devagarinho;
e com bastante cuidado
quis juntar os pedacinhos.

Minha consciência falou,
enquanto juntava os cacos,
___Uma criança te quebrou?
Que protetor tão fraco.

A voz me falou de novo
na minha desilusão:
___Se você quer protetor,
escute com atenção:

___Tem que ser o Deus forte,
O Pai da Eternidade;
O Príncipe da Paz (Isaias 9.6)
O Grande Deus da Verdade.

___Esse ninguém pode quebrar,
nem mesmo a própria morte.
Por meio dEle nós temos
para o céu o passaporte.

Nesse momento conheci
a grande realidade:
me encontrei com Jesus Cristo
e achei a felicidade.

Esse culto às imagens
já sabemos que não medra:
de que adianta crer
num santo feito de pedra?

Tem boca, mas não fala;
tem olhos, mas não vê;
tem ouvidos, mas não ouve (Salmo 135:1-18)
as orações de você.

Está sempre dentro do santuário
como um pobre confinado.
E se anda pelas ruas
precisa ser carregado.

Uma coisa diferente
eu tenho a observar;
é que o crente ora a Deus
para vir lhe abençoar.

Os que adoram imagens
estão sempre a reclamar;
___Segura aí, meu compadre,
pro meu santo não quebrar.

É isso que acontece
nas viagens de caminhão,
aos que levam o seu Deus
por fora do coração.

Prezado amigo romeiro,
que vem a esta cidade,
o culto que agrada a Deus
é em espírito e em verdade (João 4:23-24)

Aqui deixo a minha história,
que sirva de advertência:
Devemos buscar a Deus
de livre e sã consciência.

Foi Jesus mesmo que disse:
(e com isso chegou ao fim)
"Sou o Caminho, a Verdade e a Vida,
ninguém vem ao Pai sem mim". (João 14.16)

Ramão de Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário