quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Gente que mente"

27/04/2011 – 12:33
MENTIRA:
“Aqui, o desastre só não foi maior – como em outros países – porque os brasileiros resistiram a esse desmonte e conseguiram impedir a privatização da Petrobras, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou de Furnas.” (Presidente Dilma Rousseff, então ministra-chefe da Casa Civil de Lula e pré-candidata do PT à presidência, no 4º Congresso do PT, em Brasília, 20/02/2010.)
A VERDADE
(VEJA TEXTO NA ÍNTEGRA E CHEIO DE DETALHES NO LINK ABAIXO:


sábado, 23 de abril de 2011

A Evolução da Educação:


Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:


1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2010 ...:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder pois é proibido reprová-los).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor (Ou pior: O aprendiz de meliante pode estar armado)

- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:

Todo mundo está 'pensando'
em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará'
em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!
Ou corremos o sério risco de largarmos o mundo para um bando de analfabetos, egocêntricos, alienados e sem a menor noção de vida em sociedade e respeito a qualquer regra que seja!!!

"SORRISO"

O sorriso não custa nada, e rende muito.
Enriquece quem o dá, sem empobrecer quem o dá.
Dura somente um instante, mas seus efeitos perduram para sempre.
Ninguém é tão rico que dele não precise,
e nem tão pobre que não possa dar a todos.
É um símbolo que amizade, da boa vontade.
Não se compra, não se empresta.
E nenhuma moeda do mundo pode pagar o seu valor.

CRUCIFICAR MONTEIRO LOBATO?

No curso de uma vida somos submetidos a muita insensatez e muita tolice. Nem tudo é Mozart ou Leonardo da Vinci, carinho de amigos e filhos, abraço da pessoa amada. Então, a gente vai ficando calejado, para não expor demais a alma como alguém a quem retiraram a pele, e a quem a mais leve, mais doce brisa parece um fogo cruel. Pois nestes dias me deparo na imprensa com algo que rompeu minhas defesas e me fez duvidar do que estava lendo. Reli, mais de uma vez, em mais de um jornal, e ali estava: querem banir das escolas um livro (logo serão todos, logo serão de muitos autores, não importa por que motivo for) de Monteiro Lobato, porque alegadamente contem alusões racistas.


Ora, gente, eu fui nutrida, minha alma foi alimentada, com duas literaturas na infância; os contos de fadas de Andersen e dos irmãos Grimm, e Monteiro Lobato. Duas culturas aparentemente antípodas, mas que se completavam lindamente. Narizinho e Pedrinho moravam no meu quintal. Emília era meu ídolo, irreverente e engraçada. Dona Benta se parecia com uma de minhas avós, e tia Nastácia era meu sonho de bondade e aconchego. Eu me identificava mais com elas do que com as princesas e fadas dos antiquíssimos contos nórdicos, porque jabuticaba, bolinho, bichos e alegria eram muito mais próximos de mim do que as melancólicas histórias de fadas e bruxas - raiz da minha ficção.


Toda essa introdução é para pedir às autoridades competentes: pelo amor de Deus, da educação e das crianças, e da alma brasileira não comecem a mexer com nossos autores sob essa desculpa malévola de menções a racismo. Essa semente terá frutos podres: vamos canibalescamente nos devorar a nós mesmos, à nossa cultura, à nossa maneira de convivência entre as etnias.


Com esse perigosíssimo precedente, vamos começar a "limpar", isto é, deformar, muitos livros. Japoneses, árabes, alemães, italianos, poloneses, índios e negros (ou não posso mais usar essa palavra?) sofrem ou podem sofrer ataques racistas. Isso é motivo de penalidades da lei para os racistas, se for o caso. Racismo dói, eu sei disso. Quando menina, certa vez um grupo de crianças nem louras nem de olhos azuis me cercou no pátio da escola, e elas dançavam ao meu redor cantando “alemão batata come queijo com barata”. Não gostei. Doeu-me. Hoje acho graça: na hora não foi engraçado.


Mas por isso vamos cavoucar em livros de história e banir os amores - o que só se admite em casos claros de repugnante racismo, não importa contra que raça for, diga-se de passagem? Essa planta rasteira, que vai contaminar nossa cultura, tem de ser cortada pela raiz. Ou a caça às bruxas vai se disseminar feito peste, pois é uma peste, iniciando um processo multiplicador de maldades comandadas por inveja, ou seja o que for, destruir obras, vidas, memórias, e atacar sobretudo as almas infantis como insetos daninhos. Não permitam isso, autoridades responsáveis e competentes: uma vez iniciado, esse processo não terá fim.


O politicamente correto pode ser perigoso e hipócrita. Os meus olhos azuis, como os de um de meus filhos, e os olhos escuros dos outros dois, como os oblíquos dos japoneses e os olhos pretos dos árabes, são todos da famí1ia humana, muito maior e mais importante do que suas divisões raciais.


Nem comecem a dar ouvidos a essas buscas mesquinhas por culpados a ser jogados na fogueira: livros queimados foram um dos índices sinistros - ao qual nem todos deram a devida importância - da loucura nazista. Muita tragédia começa parecendo natural e desimportante: no início, achava-se Hitler um palhaço frustrado. Deu no que deu, e manchará a humanidade pelos tempos sem fim.


Que não comece entre nós, banindo um livro infantil de Monteiro Lobato, o mais brasileiro dos nossos escritores: será uma onda do mal, uma nova caça às bruxas, marca de vergonha para nós. Não combina conosco. Não combina com um dos lugares nesta conflitada e complicada Terra onde as etnias e culturas ainda convivem melhor, apesar dos problemas - devidos em geral à desinformação e à imaturidade: o Brasil.
Lya Luft, VEJA - 06/11/2010

Sozinha!

  A mulher de pé, no meio da praça, esperava um táxi. Com o guarda-chuva sobre a cabeça, ela refletia. Pensa sobre a razão de viver, da futilidade do ser, a ausência do amor, a crescente solidão. Sim, pois ela está no meio da praça, cercada de gente, mas completamente Sozinha.         Onde estão os amigos, pensa ela, que me cercavam na infância? Para onde se foi a alegria de viver que outrora possuia? Tudo se foi com a idade. Foram substituídas por reuniões, pagamentos de funcionários, por esperas de táxis, na hora do rush. Quanto mais dinheiro vem, mais alegria se vai.         Passa um táxi. Ocupado. A chuva fica mais forte. O sol começa a adormecer. O movimento aumenta. A busca pela alegria entristece. Ela deveria estar sempre ali. Não deveria ter fugido sorrateira mente, junto com a infância. Agora, onde esta ela? Quem são seus amigos? As pessoas estão preocupadas, não tem tempo para amizade. Ainda existem amigos?         A chuva diminuir um pouco. Passa mais um táxi. Vazio, mas não pará. A mulher abaixa um pouco o guarda-chuva. Sente uma gota de água na face. Abaixa completamente o guarda-chuva. E sorri. A chuva não é mais um problema. É um consolo. Deus está chorando com ela. Ambos estavam tristes. Agora, a água na face alegra, faz sorrir. Deus e a chuva são seus amigos. Choravam junto com ela, e agora alegram-na.          Passa um táxi vazio e pará. Ela não entra. Senta-se num banco da praça. Quer ficar com seus amigos.(Texto de um jovem chamado Márcio André, de Curitiba.)

         Deu pra perceber que muitas pessoas estão se preocupando com as coisas deixadas para trás, como esse jovem que expressou nas palavras, seu sentimento. Outros fazem isso em canções, e alguns nas pinturas. Mas quantos ficam calados, inertes, apenas vendo o tempo passar e ficando cada dia mais preso por ele, ao invés de vermos o tempo passar, devemos passar pelo tempo e fazer com que ele nos veja.         Espero que as histórias que virão à seguir estimulem você a buscar essas coisas boas do passado que foram ficando para trás e que você nem se deu conta, e espero que a risada das situações que você vai encontrar, levem você a rir de seus próprios absurdos, dos mais ridículos e engraçados da sua vida.         Na vida não temos tempo de ensaiar, ela é a própria apresentação. Faça dela um grande espetáculo onde você é o artista e o público. Divirta-se!

JOGOS TEATRIAS - Três Tarefas

              Faça uma lista de atividades simples de executar, como: subir numa cadeira, deitar-se no chão, bater com o livro no chão etc... Após fazer uma lista, você, ou seu parceiro, deve posicionar-se no centro da área de trabalho. Em seguida, o observador escolhe três atividades para que o ator represente como tarefa inicial, central e final.               Tente encontrar uma forma lógica de realizar as três tarefas. Você pode encadear todos os três segmentos do exercício em uma única seqüência motivada, mas, ainda assim, estará realizando três atividades distintas. Por exemplo, suponha que você receba as três atividades citadas acima, na mesma ordem. Você pode sentir-se atraído pelo objeto (livro) logo no início. Tente ler o livro. Perceba que está muito escuro e acenda a luz. A luz não acende. Suba em uma cadeira para verificar se a lâmpada esta frouxa. Atarraxe a lâmpada. A luz acende! Deite-se no chão, embaixo da lâmpada. Perceba que ainda não esta claro o suficiente e que você está forçando a vista. Fique nervoso e bata com o livro no chão.

              Todo o objetivo do exercício passa por cinco etapas bem definidas, que podem ser seu superobjetivo, seu objetivo comum, uma unidade ou um objetivo antigo. As cinco etapas são: Enfoque; Determinação; Preparação; Ataque e Liberação. No caso de unidades ou batidas, a liberação final geralmente o levará ao próximo enfoque. Um indivíduo é atraído por um estímulo (Enfoque); decide fazer algo a respeito (Determinação); reúne tudo o que precisa, incluindo coragem para lidar com o problema (Preparação); faz aquilo que precisa fazer (Ataque); e relaxa para ver o efeito de suas ações (Liberação), com a descrição dessas cinco etapas, acabamos de resumir a chamada ação gestáltica.

             Podemos dizer que o enfoque complementa a Etapa da Atenção, na qual o locutor atrai o público com seu material; a Determinação complementa a Etapa da necessidade, na qual o locutor explica porque as pessoas com que fala devem participar da ação; a Preparação complementa a Etapa dos Critérios, na qual o locutor define possíveis soluções para o problema; o Ataque complementa a Etapa da Solução, onde o locutor demonstra ao público que uma certa resposta conhecida por ele é adequada às exigências de todos os critérios e resolverá o problema com o mínimo de repercussão; e a liberação complementa o Impulso à atividade, no qual o locutor instiga o público o máximo que pode e observa-o a fim de comprovar a eficácia de suas incitações. Este sistema pode ser uma ferramenta útil para o entendimento de uma cena complexa ou de uma atividade mais problemática. Se alguém tentar aplicar este sistema cientificamente, pode acabar destruindo a espontaneidade da ilusão criada pela primeira encenação de uma obra. Contudo, se você utilizar o sistema com discrição, a etapa do enfoque pode ajudá-lo a encontrar descobertas no decorrer do texto.

AMOR É...

Esta foi uma pesquisa séria feita por profissionais de educação e
psicologia com um grupo de crianças de 4 a 8 anos sobre o que é o amor.

>>Respostas:

>>AMOR É QUANDO ALGUÉM TE MAGOA, E VOCÊ, MESMO MUITO MAGOADO, NÃO
GRITA,PORQUE SABE QUE ISSO FERE SEUS SENTIMENTOS.
MATHEUS, 6 ANOS

>>QUANDO MINHA AVÓ PEGOU ARTRITE, ELA NÃO PODIA SE DEBRUÇAR PARA PINTAR
AS UNHAS DOS DEDOS DO PÉ. MEU AVÔ, DESDE ENTÃO, PINTA AS UNHA PARA ELA.
MESMO QUANDO ELE TEM ARTRITE"
REBECCA, 8 ANOS

>>"AMOR É QUANDO UMA MENINA COLOCA PERFUME E O MENINO COLOCA LOÇÃO
PÓS-BARBA, E ELES SAEM JUNTOS E SE CHEIRAM.
KARL, 5 ANOS

>>"EU SEI QUE MINHA IRMÃ MAIS VELHA ME AMA, PORQUE ELA ME DÁ TODAS AS
SUAS ROUPAS VELHAS E TEM QUE SAIR PARA COMPRAR OUTRAS"
LAUREN, 4 ANOS

>>"AMOR É COMO UMA VELHINHA E UM VELHINHO QUE AINDA SÃO MUITO AMIGOS,
MESMO CONHECENDO HÁ MUITO TEMPO"
TOMMY, 6 ANOS

>>"QUANDO ALGUÉM TE AMA, A FORMA DE FALAR SEU NOME É DIFERENTE".
BILLY, 4 ANOS ( liiiiinnndooo!)

>>"AMOR É QUANDO VOCÊ SAI PARA COMER E OFERECE SUAS BATATINHAS FRITAS,
SEM ESPERAR QUE A OUTRA PESSOA TE OFERECA AS BATATINHAS DELA.
CHRISSY, 6 ANOS (s/dúvida, a + profunda!!!)

>>"AMOR É O QUE ESTÁ COM A GENTE NO NATAL, QUANDO VOCÊ PÁRA DE ABRIR OS
PRESENTES E O ESCUTA".
BOBBY, 5 ANOS

>>"SE VOCÊ QUER APRENDER A AMAR MELHOR, VOCÊ DEVE COMEÇAR COM UM AMIGO
QUE VOCÊ NÃO GOSTA."
NIKKA 6 ANOS.

>>"QUANDO VOCÊ FALA PARA ALGUÉM ALGO RUIM SOBRE VOCÊ MESMO E SENTE MEDO
QUE ESSA PESSOA NÃO VENHA A TE AMAR POR CAUSA DISSO, AÍ VOCÊ SE
SURPREENDE, JÁ QUE NÃO SÓ CONTINUAM TE AMANDO, COMO AGORA TE AMAM MAIS AINDA".
SAMANTHA, 7 ANOS (gente, olha a profundidade dessa expressão)

>>"HÁ 2 TIPOS DE AMOR, O NOSSO AMOR E O AMOR DE DEUS, MAS O AMOR DE
DEUS JUNTA OS DOIS".
JENNY, 4 ANOS

>>"AMOR É QUANDO MAMÃE VÊ O PAPAI SUADO E MAL CHEIROSO E AINDA FALA QUE
ELE É MAIS BONITO QUE O ROBERT REDFORD".
CHRIS, 8 ANOS (que sinceridade...)

>>"DURANTE MINHA APRESENTACÃO DE PIANO, EU VI MEU PAI NA PLATÉIA ME
ACENANDO E SORRINDO. ERA A ÚNICA PESSOA FAZENDO ISSO E EU NÃO SENTIA
MEDO".
CINDY, 8 ANOS

>>"AMOR É QUANDO VOCÊ FALA PARA UM GAROTO QUE LINDA CAMISA ELE ESTÁ
VESTINDO E ELE A VESTE TODO DIA ".
NOELLE, 7 ANOS

>>"NÃO DEVERÍAMOS DIZER EU TE AMO A NÃO SER QUANDO REALMENTE O
SINTAMOS. E  SE SENTIMOS, ENTÃO DEVERÍAMOS EXPRESSÁ-LO MUITAS VEZES. AS PESSOAS
ESQUECEM DE DIZÊ-LO".
JESSICA, 8 ANOS

>>"AMOR É SE ABRAÇAR, AMOR É SE BEIJAR, AMOR É DIZER NÃO".
PATTY, 8 ANOS

>>"AMOR É QUANDO SEU CACHORRO LAMBE SUA CARA, MESMO DEPOIS QUE VOCÊ
DEIXA ELE SOZINHO O DIA INTEIRO".
MARY ANN, 4 ANOS

>>"QUANDO VOCÊ AMA ALGUÉM, SEUS OLHOS SOBEM E DESCEM E PEQUENAS
ESTRELAS  SAEM DE VOCÊ."
KAREN, 7 ANOS

>>"DEUS PODERIA TER DITO PALAVRAS MÁGICAS PARA QUE OS PREGOS CAÍSSEM DO
CRUCIFIXO, MAS ELE NÃO DISSE ISSO.ISSO É AMOR".
MAX, 5 ANOS (com certeza é a melhor definição de amor que eu já li até
hoje)

>>Passe essa mensagem adiante...
Você não pode imaginar quantas vidas precisam ouvir isso hoje.

O que é o amor?


Numa sala de aula havia várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora: - Professora, o que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor. As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse: - Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança falou:
- Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.
A terceira criança completou:
- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha? E assim as crianças foram se colocando. Terminada a exposição à professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo.
Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela e perguntou:
- Meu bem, porque você nada trouxe? E a criança timidamente respondeu:
- Desculpe professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la.Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe? A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em nada “físico”. Nós , homens e mulheres somos como aquelas crianças temos que levar vantagem em tudo , não importa a dor que ou a quem causamos , sejam nos negócios , no super mercado , com um vizinho , no trânsito ,
buscamos sempre a nota máxima da esperteza e da .... "EU FIZ , EU ACONTECI , EU , EU , EU...." . Lembre-se que Deus lhe deu o mais puro dos sentimentos e o mais nobre de todos os dons , tire a nota máxima na escola da vida , aos olhos dEle . Jesus um dia falou ... "em verdade vos digo que quem não
receber o reino de Deus como criança , de maneira nenhuma entrará nele" (Mc 10:15)

Tem coisa melhor?


Rir a ponto de não agüentar mais.
Se apaixonar pela pessoa certa e ser correspondido.
Escutar sua música favorita tocar no rádio.
Receber e-mail de alguém que você gosta e que não manda nunca.
Espreguiçar.
Andar de mãos dadas.
Ter alguém para lhe dizer o quanto você é especial.
Jardim.
Colo da mãe.
A Terra.
Pôr do sol.
Frutas frescas.
Ter a certeza de contar com uma ajuda superior.
Ter uma idéia brilhante.
Ler.
Não se importar com o que os outros pensam de você.
Perceber que passe o tempo que for,
algumas coisas simplesmente não mudam.
Cheirinho de protetor solar que sempre nos faz
lembrar da praia.
Crescer.
Superar as expectativas.
Ver um sonho se tornar realidade.
Acreditar em todas essas pequenas coisas e ter a certeza
de que o melhor da vida ainda está por vir!

Verdadeiro presente.


Se eu pudesse deixar algum presente a você,
deixaria aceso o sentimento de amar
a vida dos seres humanos.
A consciência de aprender tudo
o que foi ensinado pelo tempo a fora.
Lembraria os erros que foram cometidos
para que não mais se repetissem.
A capacidade de escolher novos rumos.
Deixaria para você se pudesse,
o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho, a ação.
E, quando tudo mais faltasse, um segredo:
O de buscar no interior de si mesmo,
a resposta e a força para encontrar a saída.
Mahatma Gandhi

Viver!

"Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere... Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde. Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0 km. Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha. Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos. Viagens aéreas não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias. Brigar me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago. Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano. E telejornais... os médicos deveriam proibir - como doem! Caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem; você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada. Acordar de manhã arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite é prejudicial à saúde. E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda. Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não há tomate ou mussarela que previna. Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau! Cinema é melhor pra saúde do que pipoca. Conversa é melhor do que piada. Exercício é melhor do que cirurgia. Humor é melhor do que rancor. Amigos são melhores do que gente influente. Economia é melhor do que dívida. Pergunta é melhor do que dúvida. Sonhar é melhor do que nada" (Luís Fernando Veríssimo)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Como ensinar as irregularidades ortográficas | Língua Portuguesa | Nova Escola

À todos que interpretam esse personagem maravilhoso que é o professor! São profissionais sim e vocacionados também, pois poucas profissões são tão ambiguas quanto esta, onde a remuneração salarial é um fator de discussão, mas todos sabemos que há coisas que não se paga, como um tratamente educado e respeitoso no ambiente de trabalho e temos perdido isto drásticamente em nossas escolas, com nossas crianças e "dos outros". Pensem nisso....



Como ensinar as irregularidades ortográficas | Língua Portuguesa | Nova Escola

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Para gostar de ler na primeira infância

ALFABETIZAÇÃO

10 dicas para incentivar o seu filho a ler

Conheça atividades simples - e baratas! - que podem transformar seu filho em um pequeno grande leitor



Para gostar de ler na primeira infância

domingo, 10 de abril de 2011

Deputado Carlos Alberto Bezerra - Site Oficial do Mandato

U2 e a igreja chamada vertigo

“Hello, hello! I’m at a place called vertigo...” Foi ouvindo estes versos que eu me dei conta de onde estava: no estádio do Morumbi, assistindo ao show da banda U2, que tocava a segunda música do dia, em São Paulo. Perto de mim, o prefeito José Serra. A reação à apresentação dos roqueiros irlandeses é geralmente essa mesmo. Ficamos meio que tontos diante do cenário gigante, da performance perfeita, do carisma de Bono. Depois do show, recebi vários e-mails de irmãos questionando o conteúdo cristão das músicas do U2 e das bandeiras sustentadas pelo vocalista.

LEIA NA ÍNTEGRA!



Deputado Carlos Alberto Bezerra - Site Oficial do Mandato

sexta-feira, 8 de abril de 2011

DUDDAH NO CINEMA!

Duddah no cinema!

Ai, ai...., a Duddah boa novamente! Nada melhor do que um cineminha numa segunda com cara de feriado né! A Sarah e eu levamos nossa pimpolha para assistir A ERA DO GELO 3, e já adianto que vale a pena! A sessão parecia tímida, acredito que por ser numa segunda feira e à tarde. Mas logo descobri que muitas crianças no adiamento das aulas também gostam de assistir bons filmes. Procuramos ficar longe de todos e parecia que cada grupinho familiar, ou de amigos e até alguns namorados pareciam pensar a mesma coisa, será por causa da tal gripe?? Mas deu pra notar que ninguém estava neurótico ou em pânico mudando de lugar ao menor sinal de uma aproximação.
A Duddah amou o filme, pelo menos os primeiros 40 minutos, que foram os que ela prestou atenção e foi um recorde porque ela não tem nem dois anos! Talvez se a tela fosse maior, ou o som mais alto; mas tudo bem!
Já os pais babões (pelas palhaçadas do filme!) curtiram do inicio ao fim as palhaçadas do Cid e as encrencas em que se meteu, e falando nele, é um ótimo tema para o Dia dos Pais, rsssss. Compartilhei com Diego do sentimento que a idade nos traz e das coisas mais concretas que acompanham....; Solidarizei-me com a indignação do Manny quando bagunçaram o parquinho do seu futuro filho e me vejo na mesma situação todo fim de dia, depois que a Duddah dorme, a diferença é que o parquinho dela são todos os cômodas da casa, mas a devastação e a mesma.
A Sarah deu boas risadas, e se conheço bem minhas meninas, ela ainda vai rir de cenas do filme esporadicamente ao longo da semana quando se lembrar de algo, tanto do filme como das bagunças da Duddah que depois resolveu ficar subindo e descendo das poltronas.
É foi bem por aí, levar a Duddah no cinema pela primeira vez foi uma experiência que não vou experimentar novamente. Porque a primeira vez ninguém esquece!!!!

AMIGOS SÃO TUDO!

“AMIGOS SÃO TUDO!”
Talvez outras pss q ñ os pais, sejam + importantes no nosso desenvolvimento. Tudo indica q os amigos tem + importância em nossa formação do q se imagina. A defensora da teoria “AMIGOS SÃO TUDO!”; é a psicóloga americana Judith Harris. P/ ela a única marca indelével trazida pelo ambiente vem dos amigos. Durante 70 anos, o + fascinante estudo cientifico acompanhou a vida de 260 homens, e comprovou: nem $$$, nem saúde, garantem a felicidade. O segredo da sua alegria está nos seus amigos. Outro acompanhou 2835 mulheres durante 10 anos e comprovou q mulheres sozinhas tinham 66% + risco de morrer após receber diagnóstico de câncer de mama. Outro estudo ainda diz que ao lado do tabagismo, a falta de amizades é o principal motivo de homens contraírem doenças do coração. Há até um cálculo p/ medir a influencia das boas amizades: cd amigo feliz aumenta em 9% nossa probabilidade de nos sentirmos felizes tbm! Pesquisas mostram q os gestos de carinho produzem benefícios ñ só p/ quem os recebe, mas p/ quem os dá. Um ex. disso é q as pss q dizem a 1 amigo o qto ele é importante p/ elas tem 48% + chance de serem extremamente satisfeitas c/ suas amizades. Ou seja, ter amigos é quase um ato interesseiro. “Ao fazer amizades, o ser humano age em seu próprio interesse, mas ñ o faz conscientemente. A motivação p/ essas alianças ñ é meramente calculista. Psicologicamente, precisamos desses laços afetivos”, diz o biólogo Eduardo Ottoni, pesquisador de psicologia evolucionista na USP. Mas p/ desfrutar desses benefícios, é preciso ter a habilidade de fazer amizades. “As amizades requerem trabalho p/ cultivá-las. A gente ñ tem amigos, a gente faz amigos! E quem os tem em maior qtde são geralmente akeles c/ capacidade de gerenciar esses relacionamentos e ñ negligenciá-los”; diz Rebeca Adams, socióloga da Universidade North Carolina. “Desde q nascemos, somos neurologicamente preparados p/ valorizar o afeto sobre todas as coisas. Fama, sexo e gds banquetes passam; no fim das contas, ninguém consegue abraçar $$. Exercícios, peso saudável e educação cuidam da saúde. Mas são os laços de afeto e amizade q asseguram a alegria”; diz Vaillant, o mentor do Grant Study; que comprova sua tese através da vida de Mike, cheio de amigos, q viveu feliz até os 70 anos. Jonh, solitário, se matou aos 53.
Indelével: q ñ se pode apagar; q ñ se pode destruir; q ñ desaparece; q dura!

A EXPERIÊNCIA DE SER PAI E MÃE


Já há vários dias estou com essa vontade imensa de escrever sobre a experiência maravilhosa de ser pai e "mãe" da Duddah e do Vini em tempo integral, se bem que integral é modo de falar, pois graças a Deus conto a ajuda de uma super mãe e avó que é a dona Mariluce e nos momentos em que ela tem seus responsabilidades, a ajuda da nossa vizinha, dona Sirleide que tem sido super carinhosa com meus pequenos e prestativa, isso sem falar que a Duddah simplesmente ama brincar com a filhinha dela, a Daiane.
Confesso que no principio fiquei com medo, e sem saber se conseguiria ser um bom pãe (misturada de pai e mãe) pros meus filhos, mas tem sido uma experiência gratificante demais. 
Não deixei de fazer as coisas que fazia, como trabalhar e ir a igreja; na verdade até comecei minha faculdade de pedagogia e mesmo a distancia tem um dia na semana que preciso marcar presença e na semana passada comecei meu curso de web designer. Mas todo o tempo que me resta é consumido em estar simplismente ao lado deles, fazendo-os dormir, vendo-os acordar, preparando mamadeiras e dando de mamar. Ensinando minha filha a andar de bicicleta. Ver o Vini engatinhar pelo chão, abrindo gavetas e espalhando os guardanapos da vó pelo chão, rs. Tem sido fantástico!
As vezes tenho aquela vontade de sair com os amigos e bater papo, ir no cinema ou no teatro, mas sempre vem primeiro a questão de como participar destas coisas sendo que são tão pequenininhos e a resposta simples é: não vou! Preciso esperar o tempo passar para que não dependam tanto de mim e é uma sensação tão angustiante de que sou tudo pra eles! Claro que não ficarão desamparados, de forma alguma, mas o carinho e atenção de pai não será a mesma e fico pensando: e se eu morrer! Chega a doer o peito um pensamento destes; e a vontade de fazer qualquer outra coisa passa e estar com eles é a melhor coisa do mundo!
Sinto que a mãe deles esteja privada no momento de passar por isso, ela viveu tudo isso com a Duda s simplismente não está podendo com nosso meninão; mas eles sentem o carinho dela mesmo a distancia e isso faz um bem danado pra eles e muitos que pensam que isso é abandono, podem estar certos de que não é, principalmente os da familia dela mesmo e se alguém teria o direito de pensar ou falar mal dela nessa área ou em outra qualquer sou eu, portanto parentes e amigos: calem-se!
Quero voltar a postar mais e farei sempre que o tempo e meus bambinos assim o permitirem e espero que  outros possam ler; e lendo espero que gostem e conheçam mais um pouco mais o que essa rotina que compartilho com muitos em situações não tão confortáveis quanto a minha. Até a próxima.

Rede BOM DIA - Parceria ‘recupera’ 1,8 mil litros de óleo e gera renda

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Precisamos seguir os bons exemplos e divulgá-los. Parabéns a todos os envolvidos nessa ação: Sabesp, creche Noso Lar, voluntários, parceiros e doadores. Multipliquem-se as boas ações!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Teatro de Tábuas

Teatro de Tábuas

Somos atores. Somos criadores. Somos sonhadores e fazedores. Somos pessoas preocupadas em promover a cultura, formar público para o teatro, ampliar o debate sobre educação, sob a múltipla perspectiva da arte. Idealizamos projetos culturais e educativos que podem ser levados para qualquer lugar do Brasil. Somos essencialmente itinerantes.

Notícias - Prefeitura do Município de Itatiba

Notícias - Prefeitura do Município de Itatiba

ARTES CÊNICAS: Teatro de Tábuas seleciona atores

O Teatro de Tábuas está selecionando atores com interesse em participar das atividades realizadas pelo grupo em Campinas. As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.teatrodetabuas.com.br/, até dia 15 de abril, às 18h.