domingo, 12 de dezembro de 2010

ADORAÇÃO – A QUEM ESTAMOS SERVINDO?


At 13:2 "E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado."

Desde princípios da década de 1980, a Igreja brasileira, em praticamente todos os seus segmentos, começou a experimentar uma mudança intensa na área que se convencionou chamar de "adoração". Por influência de alguns fortes moveres do Espírito Santo, passamos a redescobrir o significado da adoração e o papel da reunião congregacional como um momento importante para expressarmos o nosso amor por Deus. Através de alguns homens e mulheres de Deus com habilidades musicais, que se aventuraram ousadamente no meio fonográfico, essa influência alastrou-se por quase todas as congregações em nosso país.

Infelizmente, essa influência terminou antes que pudesse ser concluída uma obra de reforma na visão da Igreja brasileira como um todo. A prova mais forte disso é que, em termos práticos, adoração ainda permanece como um conceito fortemente vinculado à música. Entre em qualquer loja de CD’s e você encontrará a expressão "louvor e adoração" designando um estilo musical. Para a maioria das pessoas, seria um absurdo falar em adoração num contexto onde faltassem músicos, cantores, instrumentos, etc.

No texto que citamos acima, a palavra servindo (grego leiturgeo, de onde procede a palavra liturgia) poderia ser traduzida como "adorando". É assim que a Nova Versão Internacional, uma das melhores versões modernas do Novo Testamento, a traduz. No entanto, não encontramos no texto qualquer referência específica à música. Além disso, se a palavra leiturgeo pode ser traduzida tanto como "servir", "ministrar" (como diz outra versão) quanto adorar, será que não existe nisso um ensino sobre o significado da adoração que está passando desapercebido aos cristãos da musical Igreja brasileira de fins do século XX?

Num dos seus aspectos centrais, adorar significa servir. Você já deve ter experimentado receber alguém querido em sua casa, a quem você passou a servir. Nesse contexto, qual foi seu comportamento? Não foi o de instalar confortavelmente o convidado, procurando oferecer a ele o que você tinha de melhor, perguntando pelos seus gostos e necessidades? Você não ofereceu a ele um banho, não perguntou se ele tinha sede, não providenciou uma refeição? Ao saber que o time dele estava jogando uma partida decisiva, você pediu ao seu filho que parasse de brincar com o videogame, para que o hóspede pudesse assistir ao jogo, apesar de não ser o seu time.

Aquele a quem servimos ocupa o centro das nossas atenções. Nossa preocupação é com o seu bem-estar, com seu conforto, com aquilo que o agrada. Pois bem, este parece ser o elemento mais ausente naquilo que convencionamos chamar de adoração!

Nesse texto de Atos, vemos um grupo de homens ocupados em servir ao Senhor. Estavam diante dEle, preocupados com Ele, perguntando pelas Suas necessidades; nesse contexto, é de se espantar que o Senhor fale? Claro que não! Ele falou porque tinha gente ali com o coração nEle, prestando atenção!

Precisamos sondar nossos corações. Quanto da nossa "adoração" tem enfocado não o Senhor e suas necessidades, mas nossos gostos e preferências? Pensando em termos de reunião congregacional, quantas vezes aquilo que chamamos de um "tremendo período de adoração" não passou de um momento em que nossa alma foi "massageada" pelos cânticos de que mais gostamos? Cheque sua atitude: e quando os cânticos não são os que você gosta?

Antigamente, quando nosso entendimento sobre adoração era ainda muito limitado, nós cantávamos para os pecadores. Eles eram o centro de nosso culto. Paramos com isso, mudamos letras e melodias, mas será que o homem não continua ocupando o centro de nossos cultos? Não cantamos mais para os pecadores, mas cantamos para nós mesmos.

Quanto do entusiasmo que você demonstra na adoração é despertado pela visão do Senhor que está inundando o seu espírito? Ou será que é a performance do músico que desperta seus gritos de júbilo? Precisamos aprender a diferenciar essas coisas, porque o Senhor nos destinou para um relacionamento exclusivo com Ele, e Ele não está disposto a dividir com outras coisas a atenção que deveria receber de nós! A música é um importante veículo para nos conduzir à adoração.


JOEVI – Jovens Evangélicos de Itatiba. COMO COMEÇAMOS....

COMO COMEÇAMOS....

   GALERA, ESSA É UMA LONGA HISTÓRIA...POR ISSO VOU RESUMIR! rsssssss
   COMEÇAMOS NOS REUNINDO E TROCANDO IDÉIAS COM ALGUNS JOVENS, E PRA NÃO SER INJUSTO COM NINGUÉM. NÃO VOU CITAR NOMES, MAS DEUS SABE QUEM SÃO. NOS ENCONTRAMOS VÁRIAS VEZES NA SEDE DA AEPTI, AO LADO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, NAS NOITES DE SEXTA FEIRA; ERA UM GRUPO BEM PEQUENO E COMEÇAMOS A PENSAR EM FORMAR UM GRUPO DE LOUVOR PRA ATRAIR A GALERA, MAS NUM DOS BATE PAPOS, ACHAMOS MAIS JUSTO TENTAR ENVOLVER OUTROS JOVENS PRA ESSA EMPREITADA. ENTÃO, EM CONVERSA COM O PR. DIRCEU, PRESIDENTE DO CONSELHO DE PASTORES, CONSEGUIMOS LEVAR A IDÉIA ADIANTE E ENTREGAMOS CARTAS AOS LÍDERES DAS IGREJAS QUE JÁ HAVIAM SE FILIADO, E ISSO FACILITOU BASTANTE A NOSSA VIDA...
   EM SEGUIDA MARQUEI UMA REUNIÃO COM ESSES LIDERES E APRESENTEI O PROJETO PARA FORMARMOS UMA UNIÃO ENTRE OS JOVENS EVANGÉLICOS DE ITATIBA. O PROJETO TRAZIA AS SEGUINTES IDÉIAS:


JOEVI – Jovens Evangélicos de Itatiba



Ø O principal trabalho será realizarmos encontros mensais, fixados em determinado sábado do mês (ex.: 4º sábado de todo mês), onde teremos um culto jovem, tipo encontrão, com louvor, exposição da Palavra, momentos de oração e tudo mais, direcionado ao jovem, onde ele possa trazer um amigo não evangélico pra conhecer a Deus, já transpondo várias barreiras de preconceito.
Ø Festival de Música e Arte: dois encontros no ano, aproveitando o período de férias escolares, com participação das diversas bandas, grupos de louvor, grupos de coreografias, teatros, etc; das diversas igrejas, com objetivo de atrair grande número de pessoas para ouvir o evangelho.
Ø Acampamento: um durante o ano,  com os jovens de todas as igrejas evangélicas com objetivo de promover mais comunhão e entrosamento entre esses jovens e como ferramenta de evangelismo, claro que fora da época em que as igrejas realizam seu acampamento anual, geralmente no carnaval. Uma sugestão é o feriado prolongado de setembro.
Ø Viagem Missionária: no mínimo uma vez ao ano, os jovens serão “convocados” a participarem de uma viagem missionária, em parceria com alguma agencia missionária ou nas pequenas cidades da nossa região com pouca expressão evangélica.
Ø ZINE LIGADÃO JOVEM: esse é um projeto pessoal que começou na igreja, e que gostaria muito de vê-lo ser absorvido por essa diretoria, ou melhor, continuar sendo, pois tem sido uma ótima ferramenta de divulgação e edificação espiritual.




POR QUE NÃO devo contar fofoca?

            Na hora, a fofoca parece inofensiva – umas poucas palavras sobre uma amiga, informações que ninguém mais conhecia. Vc sentiu-se importante. Todo mundo prestou atenção em vc e todos pareciam impressionados. E, então, passaram-se alguns dias. A sua amiga fica sabendo q vc espalhou os segredos dela. Vc fofocou. Ela esta furiosa e muito magoada. Vc está envergonhado e, por isso, tenta cobrir as suas pegadas com mentiras. Mas é tarde demais. Ela já sabe. Que confusão!
            Tiago diz q a sua língua fica fora de controle e causa o mal. Em outras palavras, a sua boca pode colocar vc em grandes dificuldades. As palavras são poderosas como “veneno mortal”. Elas podem arruinar o dia de alguém ou mesmo a vida de alguém. Elas tb podem salvar a vida de alguém. Elas podem ferir ou elas podem curar. Leia Tg. 3.11-12. Vc verá q o limpo e o sujo ñ podem sair da mesma pessoa. A língua é um precioso presente de Deus a ser usado para o bem. Além do mais, quem quer ser conhecido como o maior fofoqueiro da cidade? Tome cuidado com as suas palavras. Use-as bem. Diga a verdade ao invés de mentiras. Fale coisas boas ao invés de coisas ruins.
Olhe e comprove:                                              Tg.3.2,5-6; Pv. 11.13; 16.28; 20.19; Ef. 5.4

Projeto piloto para: JOEVI – Jovens Evangélicos de Itatiba

Bem, meu nome é Adilson e gostaria de apresentar um projeto de união entre os jovens evangélicos de Itatiba. Sou membro da Primeira Igreja Batista em Itatiba, e venho trabalhando com jovens e adolescentes há muitos anos, fiz o curso teológico na Faculdade Teológica Batista em Jundiaí. Tenho participado de vários simpósios sobre liderança e na área de artes cênicas, que particularmente gosto muito. Em 2004, participei de um projeto missionário da Junta de Missões Nacionais (JMN), chamado Tenda da Esperança, em Juazeiro do Norte durante cerca de 20 dias. Atualmente leciono para adolescentes na escola bíblica dominical, sou líder de jovens e vice-presidente da JUBAJ (Juventude Batista de Jundiaí e região).
Mas vamos ao projeto:
Ø O principal trabalho será realizarmos encontros mensais, fixados em determinado sábado do mês (ex.: 4º sábado de todo mês), onde teremos um culto jovem, tipo encontrão, com louvor, exposição da Palavra, momentos de oração e tudo mais, direcionado ao jovem, onde ele possa trazer um amigo não evangélico pra conhecer a Deus, já transpondo várias barreiras de preconceito.
Ø Este trabalho deve ser realizado por uma diretoria, devidamente constituída, com a sugestão que segue:
-         Presidência (1 presidente e 2 vices)
-         Responsável pela Comunicação Criativa (teatro, zine, artes, etc.)
-         Responsável por Missões e Evangelismo
-         Responsável pela Música
-         Conselheiro (Pastor)

Essa diretoria irá se reunir e programar todas as coisas relativas a cada encontro, e depois de elaborado um calendário, onde já estarão sugeridos preletores (através de pesquisa e consulta entre os próprios jovens) e locais para os encontrões apresentar para apreciação da Associação dos Pastores e posterior divulgação. A diretoria deverá ter reuniões no mínimo mensais, ou no máximo bimestrais para oração, planejamentos e avaliação dos encontros. Os responsáveis pelas diversas áreas de atuação tem liberdade para trabalhar suas respectivas áreas, como por exemplo: formação de um grupo de teatro com jovens de várias igrejas que tenham interesse, formação de uma banda também com jovens de várias igrejas, etc; sendo responsável também pelo cuidado espiritual do seu grupo de interesse e mantendo sempre a diretoria informada de suas atividades e ciente de que a presidência e o pastor conselheiro tem o direito de comparecer a qualquer encontro ou reunião de cada sub-grupo que venha a existir.


Outras idéias a serem trabalhadas que poderão ser postas em ação pela JOEVI:

Ø Festival de Música e Arte: dois encontros no ano, aproveitando o período de férias escolares, com participação das diversas bandas, grupos de louvor, grupos de coreografias, teatros, etc; das diversas igrejas, com objetivo de atrair grande número de pessoas para ouvir o evangelho.
Ø Acampamento: um durante o ano,  com os jovens de todas as igrejas evangélicas com objetivo de promover mais comunhão e entrosamento entre esses jovens e como ferramenta de evangelismo, claro que fora da época em que as igrejas realizam seu acampamento anual, geralmente no carnaval. Uma sugestão é o feriado prolongado de setembro.
Ø Viagem Missionária: no mínimo uma vez ao ano, os jovens serão “convocados” a participarem de uma viagem missionária, em parceria com alguma agencia missionária ou nas pequenas cidades da nossa região com pouca expressão evangélica.
Ø ZINE LIGADÃO JOVEM: esse é um projeto pessoal que começou na igreja, e que gostaria muito de vê-lo ser absorvido por essa diretoria, ou melhor, continuar sendo, pois tem sido uma ótima ferramenta de divulgação e edificação espiritual.



Bem, essas são algumas idéias que precisam ser pensadas, discutidas e principalmente, colocadas em prática!

Sem mais, grato pela atenção.


Adilson Ferreira Sales


Itatiba, 01 de setembro de 2006.

Deus procura outros Lutero


Perto de completarmos cinco séculos da Reforma Protestante, sinto, na limitação da minha visão humana, que Deus procura novos “Lutero” para se posicionarem sobre a condição atual vivida pela Igreja que se chama, de Cristo.
É tempo de refletirmos se o que foi reformado não acabou se transformando numa terceira igreja, diferente da Igreja inicial, a Primitiva.
É sempre perigoso, quando a ideologia é maior que as atitudes, cair nos mesmos pecados contra os quais nos levantamos a combater.
É triste ao compararmos lado a lado, a Igreja Reformada e a Igreja Primitiva, comprovarmos que os mesmos erros combatidos pelo nosso irmão Lutero, hoje, voltam a fazer parte da vida da Igreja, com novas máscaras, novas maquiagens...
Em lugar das vergonhosas indulgências negociadas no passado, hoje, temos a disposição, “vitrines”e “prateleiras espirituais”, com novidades da última moda na questão da fé! Há “cultos”( não confundir com serviço de adoração a Deus) para todos os gostos; loteamento celeste, onde o “...venha a nós o Teu Reino...” é aceito somente se for “feita a minha vontade”!
Fala-se de uma explosão dos evangélicos quando na verdade há uma implosão do Evangelho, da cruz, da Verdade, do Caráter Cristão, tendo como destino final, numa analogia a Lei da Inércia, caso nada obstrua o caminho, uma nova “fôrma” da reforma!
Infelizmente, os que estão chegando agora, acabam conhecendo muitas vezes, um Evangelho, caricato, transformado, enfraquecido pelos “novos reformadores”.
Mensagens que massageiam o ego, amenizam a consciência, exaltam o adorador ao invés de prestar culto ao que merece toda honra, glória e louvor são oferecidas, não gratuitamente, a todos os freqüentadores dos shoppings espirituais.
Para essa nova espécie de crente surgida entre os crentes, a Graça de Cristo não é o suficiente; para eles há uma premente necessidade de novidades e atividades, um Evangelho mais moderno, que se adapte aos novos tempos, menos primitivo;não foi suficiente Jesus ter se levantado do trono para salvar...Jesus, deve também servir a todos os direitos por Ele oferecido, afinal, “nasci para vencer”, “nasci para reinar”...
Por isso, repito que nestes tempos de aniversario da Reforma, Deus, pela Sua Bondade, Graça e Misericórdia, levantará novos Lutero, não para outra reforma e sim para uma volta a forma inicial da Igreja Apostólica.
Atrás de púlpitos, nos bancos de Igrejas, nas matas, campos missionários, nas prisões, Deus procura, não porque não saiba, mas porque convida, para que em mim ou em você, os Lutero se posicionem, tomem atitudes a despeito da história dos quase cinco séculos de distanciamento do romanismo e dos dois milênios do verdadeiro Cristianismo.
Não há a mínima chance de recebermos mais de Deus sem darmos o máximo de nós mesmos! Se somos discípulos de Jesus, sigamos Seu exemplo de que tendo tudo, esvaziou-se de Si mesmo, oferecendo tudo a quem nada podia retribuir.
Será em mim, será em você que o Mestre encontrará um novo Lutero?
“...pois  Teu é o  Reino e  Tua  é a glória, para todo o sempre, amém”.
Pela graça e inspiração do Espírito Santo, Pr.Dirceu Pereira

Ser vencedor é sair do comodismo

“Tá ruim, mas tá bom”. Esta é uma frase popular e típica de um acomodado. Sabe que poderia estar melhor, mas se contenta com a situação vigente.
Um dos maiores inimigos do vencedor é o comodismo. Para o acomodado tanto faz como tanto fez. Falta-lhe coragem e força de vontade para sair da situação que está.
A acomodação impede de usufruirmos o que Deus tem de melhor para a nossa vida. Impede de avançarmos, de irmos além. Deus não é acomodado. Em toda a Bíblia encontraremos um Deus motivador, um Deus que sempre quer mais para os seus filhos – abundantemente mais. Prova disso é que a Palavra de Deus nos afirma que os pensamentos do nosso Deus são sempre maiores do que os nossos (Is. 55.8-9).
O acomodado até sonha em crescer, mas não sai do lugar, não decola, não faz nada para que os seus sonhos se realizem. Não corre atrás, não busca em Deus o melhor para a sua vida. “Desse jeito está bom”, dizem alguns.
Ser vencedor é sair do estado de acomodação. É ser visionário. É sempre pensar em algo novo e diferente para a sua vida. É sair da rotina. É sonhar os sonhos de Deus e permitir que o Senhor os realize em sua vida.
Então, por que parar no tempo se existe tantas coisas ainda a serem conquistadas em sua vida? Assim como Moisés estendeu a mão sobre o Mar Vermelho (Êxodo 14.15-31) e o mar se abriu, faça o mesmo: estenda a sua mão e o mar se abrirá para você. Mas para que isto aconteça é preciso sair da acomodação e estender as mãos.
Certamente não é o que Deus quer para você. Por isso, saia do comodismo, saia do estado de inércia; avance, siga em direção à vitória.
Quer ser um vencedor? Então saia do comodismo.

Que Deus lhe abençoe!
Ana Paula Costa
http://www.lagoinha.com

ENTREVISTA COM PR. DIRCEU - DEZEMBRO DE 2006

Nome: Pr.Dirceu Pereira
Presidente do Conselho de Pastores de Itatiba - CONPAI
Pastor da Igreja Evangélica da Comunhão - prdirceu@yahoo.com.br
1. Como surgiu o CONPAI?
R- Cremos que foi da vontade de Deus para o coração dos pastores da cidade, que entendendo ao chamado, resolveram viver a unidade do corpo de Cristo da forma que deve ser vivida, ou seja, através de atitudes. Para isso, pela Graça de Deus depois de várias reuniões, se organizaram após uma Assembléia no último dia 21 de Agosto de 2.006, formando a atual diretoria.
2. Quais os objetivos do CONPAI?
R- Espiritualmente, proclamar coletivamente o Nome de Jesus Cristo através da unidade que tem o seu Reino, sem se preocupar em anunciar ou evidenciar nomes de igrejas ou líderes em particular. É impossível unirmos o homem em torno de uma igreja ou unirmos as próprias igrejas; mas é possível unirmos os homens em torno da pessoa de Cristo; Ele é o criador, o Salvador e o único Caminho para chegarmos a Deus.
3. Quantos pastores já aderiram ao CONPAI até agora?
R- 17 denominações já fazem parte, entretanto, aproximadamente 30 pastores já estiveram em nossas reuniões demonstrando apoio e interesse de filiação. 
4. Qual sua opinião sobre a juventude imitar essa iniciativa e qual o
caminho que deve ser seguido?
R- O primeiro passo que devem tomar é comunicarem tal decisão à seus respectivos pastores (já que se trata de jovens de várias denominações) e juntos em oração, aguardarem a confirmação de Deus para tal obra.
O Reino de Deus funciona com princípios de obediência e organização.
Depois da ciência dos pastores, aprovação de Deus, os jovens devem se organizar, conhecerem-se, orar muito, realizarem encontros e deixarem o restante nas mãos do Espírito Santo, que é suficientemente capaz de mostrar e conduzir Sua perfeita e agradável vontade.
5. Qual o recado que gostaria de deixar aos leitores do LIGADÃO JOVEM?
R- Os dois únicos recados apropriados que tenho, pela graça de Cristo, não são meus e sim do próprio Deus, que me encontrou, perdoou, justificou, resgatou, remiu, salvou e até hoje, me sustenta e conserva minha fé! A Ele, toda honra, glória e louvor pelos séculos dos séculos, Amém!       São eles:
1-   “Lembra do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles" Eclesiastes 12:1
2- "O mundo passa e todas as suas ilusões, mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre” 1º João 2:15-17.                      Barachá

UNIJOVEM NOSSO PACTO UNS COM OS OUTROS:

“Partilharemos nossos verdadeiros sentimentos (autenticidade), incentivaremos uns aos outros (reciprocidade), apoiaremos uns aos outros (compaixão), perdoaremos uns aos outros (misericórdia), falaremos a verdade com amor (sinceridade), admitiremos nossas fraquezas (humildade), respeitaremos nossas diferenças (cortesia), não fofocaremos                             (sigilo) e faremos do grupo uma prioridade (constância).”


Extraído do livro, “Uma vida com propósitos”, de Rick Warren; pg. 132.

A PAIXÃO DE CRISTO... FOI POR VOCÊ!



            O que você vai ouvir foi TOTALMENTE real! Não é ficção, e muito menos fruto da imaginação de alguém. Jesus Cristo realmente morreu no seu lugar – pelos seus pecados.

“Mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” Romanos 5:8


          Mas como você vai observar, Jesus não só morreu por você, mas também ressuscitou por você! Com isso, agora você pode ter a vida eterna, e viver uma vida de paz como nunca antes!
          Não se engane: nada pode te levar até Deus (e a Sua paz), senão Jesus. A religião, as boas obras, o dinheiro, o sucesso ... tudo isso não traz paz verdadeira – só Jesus!

“Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” João 14:6

Se você reconhece que precisa de Jesus, e que Ele morreu por você, então não deixe de fazer uma decisão muito importante: a de aceitar a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida!
Por isso estamos lhe convidando para ouvir esse musical, que conta a história da Paixão de Cristo, que foi a mais bela expressão de amor, especialmente por você!
Este é um convite especial dos jovens da Primeira Igreja Batista.
(CONVITE DO MUSICAL APRESENTADO EM 22/04/06)

1º. "shopping" gospel foi um sucesso !


            É isso aí galera, o evento da JUBAJ no Shopping de Itatiba foi maravilhoso! Em poucas palavras podemos dizer que abalamos (literalmente!) as estruturas, ao som de "Romanos 16:19 e outras canções. A banda da JUBAJ tocou muito bem, orem pelas vidas de: Costelinha (bateria), Andinho (guitarra), Júnior (baixo), Rogério (teclado), Anna, Téo (nosso presidente) e Gustavo (vocais).  Também apresentamos uma peça de teatro, com um grupo formado por jovens da 1ª e 2ª igrejas batista, que rendeu muitas risadas, mas que no final mexeu com todos. Orem pelos demais líderes da "juba": Cláudio e Adilson. Agradeçam a Deus pela oportunidade dada, e pelos que humanamente cooperaram, o Rodrigo e o Robson que tem seus comércios ali no local e que apreciaram bastante tudo que aconteceu ali. Resumindo; orem muito por nós. Obrigado. (BOLETIM DA UNIJOVEM 22/01/06)

Jovens oram no culto


                        A Palavra de Deus diz que "aquele que se humilha será exaltado."! No Domingo, no nosso estudo-debate reconhecemos algumas falhas e nesta 5ª. Feira pode ver 6 jovens e 2 adolescentes no culto e pra minha surpresa, 2 destes jovens foram convidados para interceder. Parece bobagem, mas há muito tempo não via um jovem ser convidado, nem mesmo pra orar nos cultos. Você também já reparou nisso? Ou estou enganado? Quase dei um pulo do banco na hora, mas me contive e agradeci a Deus por estar honrando a fidelidade dos jovens. Agradeça também e vamos continuar nessa boa obra que o Senhor começou em nós. Parabéns! (BOLETIM DA UIJOVEM 22/01/06)

1º "shopping" gospel


                Outro dia, passei pelo shopping pra conversar um pouco com o Israel, infelizmente ele não estava, mas pude conversar com a Hildes e colocar o papo em dia. No momento acontecia ali, no espaço do restaurante um "Encontro Cristão" da renovação carismática da igreja católica, fiquei por ali um pouco e fui embora. Noutro dia fui até o Rodrigo, responsável pelo restaurante e disse que gostaria de realizar o mesmo que a igreja católica realizou ali, mas com os jovens evangélicos e conversamos a respeito. O resultado é que a JUBAJ abraçou a idéia e nesta 6ª feira (13), poderemos falar do amor de Jesus a centenas de jovens, através dos louvores, da Palavra de Deus e do teatro e impactar essas vidas. Oremos pra que o Espirito Santo possa agir 100% !!! Ore pela JUBAJ!!! Ore pela Juventude Batista!!! (BOLETIM DA UNIJOVEM 15/01/06)

"Combati o bom combate ... guardei a fé" (2 Timóteo 4:7).



Em todos os Jogos Olímpicos presenciamos, pela televisão,
cenas de atletas que enfrentam dificuldades, machucam-se
pelo caminho, mas que prosseguem firmes, em busca da linha
de chegada. Médicos e treinadores, ao lado deles, insistem
para que desistam porque não há mais chance de conquista.
Puro engano, eles estão ali para cruzar a linha, e mesmo que
a distância até lá pareça inatingível e o tempo do percurso
pareça uma eternidade, eles seguem em frente. No rosto a
aparência de sofrimento e dor, no coração o regozijo de quem
logo alcançará sua grande vitória.

Quando as batalhas da vida baterem contra nossa alma e
sentirmos que é difícil seguir avante, façamos como aqueles
grandes atletas e continuemos buscando a linha de chegada.
Quando a nossa vida parecer não ter mais sentido e o viver
em Cristo nos sugerir que não vale a pena prosseguir,
lembremo-nos que logo cruzaremos a linha de chegada. Não
Independente de quanto ainda falte para a conquista, devemos
manter a fé e a perseverança porque a próxima batalha poderá
mostrar a risca da nossa vitória.

Os caminhos que nos conduzem à realização de cada um de
nossos sonhos possuem obstáculos que precisam ser
ultrapassados. Alguns são pequenos e não nos exigem muito
esforço, outros são grandes e requerem determinação e
persistência. Devemos estar preparados para superá-los com
coragem e ousadia e para isso precisamos estar firmados e
alicerçados na força do Senhor. Ele nos garante que nele
somos mais do que vencedores e, portanto, nada temos a
temer.

Se somos vencedores, jamais desistiremos. Os que desanimam
diante de uma dificuldade jamais se tornarão vencedores.
Somos cristãos, filhos de Deus, lutaremos contra as
adversidades e nada impedirá que ultrapassemos a linha final
e ergamos o troféu da realização de nossos sonhos.

Você vai desistir ou seguir em frente?
  anônimo(BOLETIM DA UNIJOVEM 08/01/06)

ÚLTIMA JUBANEIRO DO ANO TERMINA NO QUINTAL!


                        A última Jubaneiro de 2006, aconteceu no dia 20 na Igreja Batista do Redentor, em Jundiaí e foi muito bom. Qdo. chegamos parecia um ensaio, com a banda da juba tocando a mil e poucas pessoas, mas já tinha começado! Pouco a pouco foram chegando mais jovens e no momento da mensagem estávamos num grupo razoável, pra nervosismo deste que lhes escreve! E a idéia de sentar e chamar a galera pra perto foi algo de Deus mesmo, glória a Ele por tudo. Continuem orando pelo ministério da JUBAJ e p/ q. Deus abençoe nossa liderança. Valeu! Mas ñ pensem q. acabou por aí ñ; o pessoal de Itatiba foi todo lá pra casa e depois de uma jantinha muito gostosa q. a "nossa" mãe Mariluce preparou, colocamos a TV e o DVD no quintal, e tapetes no chão e os colchões e assistimos o DVD "Milagres", do André Valadão , e nós recomendamos - é ótimo! Oramos uns pelos outros! Depois colocamos outro filme q. poucos conseguiram assistir, pois a maioria caiu no sono, foi uma noite maravilhosa, com  céu estrelado e uma brisa fresquinha. D+! (BOLETIM DA UNIJOVEM 29/01/06)

UNIJOVEM NÃO É RESTO! É PRATO PRINCIPAL!!!


Ei jovem, já percebeu o qto Deus te dá? É muito não é? Talvez seja mais do q. vc realmente mereça, pelo menos comigo é assim, pois sei q. ñ mereço nd.! E Ele te pede tão pouco! Atenção, obediência, respeito e talvez vc se esforce realmente pra dar todas estas coisas, mas Ele tb. Pede um pouco do seu tempo; afinal, vc. faz tantas coisas pra si e p/ tantos outros, q. pouco tem sobrado pra ele...; sobrado!!!! O resto!!! A UNIJOVEM ñ é o resto, nós separamos o melhor do nosso tempo, deixamos de fazer tantas coisas no finalzinho da tarde de Domingo, porque queremos entregar pra Deus o nosso melhor e é aqui o lugar onde vc pode realmente fazer isso. Deixe de ser preguiçoso e de colocar outras coisas tão insignificantes na frente de Deus e seja um jovem ativo desta união. Deus se basta a si mesmo, mas Ele prefere contar com vc. Deus ñ precisa de vc., mas VC PRECISA DELE! "Lembre-se do seu Criador, nos dias da sua juventude, antes que venham os maus dias...! (Ec. 12.1). Vc. ama seu Deus? Prove!!! (BOLETIM DA UNIJOVEM DE 29/01/06)

Reflexão: o q. devo fazer p/ ser um bom amigo? (Pv. 3.1-4)


Pessoas boas geralmente tornam-se bons amigas. Uma características q. sobressai em gds amizades é a lealdade. As pessoas chegam ao fim de sua vida e olham p/ trás p/ lembrar os amigos q. tiveram. Aqueles a quem elas deram um gd. Valor são os q. ficaram c/ elas td o tempo. Ser um amigo leal pode ser uma tarefa complicada. Significa q. vc esta comprometido, mesmo qdo. isso é difícil. Vc. passa por cima de peq. coisas. Vc perdoa, e perdoa, e perdoa. Vc anda aquele quilometro a mais. Estar pronto a ser interrompido faz parte da lealdade . bons amigos são aqueles a quem vc pode ligar no meio da noite, aqueles q. viraõ buscar vc. qd seu carro quebra e aqueles q. irão largar tudo e sair correndo se vc precisar deles. Ser leal significa q. vc fica quieto qd outros querem fofocar  e vc defende a honra  e a integridade do seu amigo. Se vc escolhe sabiamente os seus amigos, será fácil ser leal a eles, e a sua lealdade vai ser retribuída. De acordo com Provérbios 3, as pessoas verão a sua lealdade e vão considerar você sucesso. Olhe e comprove: Pv. 17.17 ; 18.24 ; 24.26 ; 27.5.

sábado, 4 de dezembro de 2010

COMO TER A ÁGUA DA VIDA E A VIDA ETERNA.

A pessoa humana não tem apenas sede física. A sede mais terrível é a sede por uma vida de paz e alegria. Se você está ainda com essa sede, saiba como acabar com ela e ainda ter paz, alegria e principalmente a vida eterna, lendo o que está escrito logo abaixo.
No caminho, ele tinha que passar pela região da Samaria. Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que fiava perto das terras que Jacó tinha dado a seu filho José. Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço. Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse:
__Por favor, me dê água.
E Jesus disse mais:
__Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, ele lhe daria a água da vida. Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nele como uma fonte viva que dará vida eterna.
João 4.4-7,9-10
Sociedade Bíblica do Brasil.

DEUS MANDA AMAR

Vivemos em um mundo dominado pela competição. As pessoas só pensam em tirar vantagem umas das outras. Mas isso acontece porque as pessoas se esquecem do novo mandamento que Jesus ensinou. Como tudo seria diferente, se os homens e as mulheres praticassem esse mandamento de Jesus!
Jesus disse:
__Eu lhes dou este novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus seguidores.
João, o apóstolo, escreveu: Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor. Foi assim que ele mostrou o seu amor por nós; ele mandou o seu único Filho ao mundo para termos vida por meio dele. E o amor é isto: não somos nós que temos amado a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.
Queridos amigos, se foi assim que Deus nos amou, então devemos nos amar uns aos outros. Nunca ninguém viu Deus. Se nos amos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor se torna perfeito em nós. Esta é a razão porque devemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco; ele nos tem dado o seu Espírito. E nós temos visto e anunciamos aos outros que o Pai enviou o seu Filho para ser o Salvador do mundo. Se alguém afirma que Jesus Cristo é o Filho de Deus, Deus vive nele, e ele vive em Deus.
João 13.34-35; 1 João 4.7-15
Sociedade Bíblica do Brasil.

A ÚNICA ESPERANÇA

Todos nós enfrentamos a,luta diária pela vida. Procuramos cumprir nossos deveres como bons cidadãos, providenciamos recursos para o dia seguinte, acompanhamos os acontecimentos e sonhamos com dias melhores. Mas sabemos que precisaremos conviver também com notícias deságradaeis, com perguntas sem respostas, com o medo e a solidão. Por isso, às vezes, perdemos a esperança.
Tentamos encontrar saída para esse vazio comprando, viajando, conversando com outros, lendo livros de auto-ajuda. Conseguimos até rir durante o dia.
No fundo, sentimos que a vida é mais do que isso. e é aqui que aparecem as maiores discussões. Uns acham que rituais religiosos resolvem, outros se esforçam na prática de boas ações. Uns procuram respostas na filosofia, outros na psicanálise. Livros e mais livros são escritos, e alguns até enriquecem com isso.
Alguma coisa está faltando. Tentamos identificar o problema e não encontramos solução.
Essa preocupação ocorre com maior frequência quando o assunto é a vida futura, a vida espiritual, e o que acontece após a morte. Começamos uma procura insistente, não conseguindo preencher esse vazio com os nossos próprios esforços e, assim, caminhamos em qualquer direção e, pior: sem qualquer esperança. Mas lembre-se, Deus nos criou, conhece todas as nossas perguntas e dá todas as respostas no seu livro, a Bíblia.
Acompanhemos juntos:
PORQUE TEMOS ESTE VAZIO INTERIOR?
Resp.: "Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá". (Isaías 59.2) "Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia". (1 João 3.4). Os nosso pecados nos separam de Deus porque não seguimos as orientações divinas e o nosso espírito começa a sentir falta de Deus.
ISTO ACONTECE COM TODO MUNDO?
Resp.: "Porque todos pecaram e destítuidos estão da glória de Deus". (Romanos 3.23). Todos estão separados de Deus, mesmo aqueles que acreditam que são bons e justos.
APESAR DA CONDENAÇÃO, AINDA HÁ ESPERANÇA?
Resp.: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor". (Romanos 6.23). A recompensa para o pecado é a morte, que significa separação de Deus por toda eternidade. A vida agora não tem paz, esperança e segurança da eternidade com Deus. Diante desta verdade, a Bíblia nos apresenta apenas uma alternativa.
POR QUE UMA ÚNICA ESPERANÇA?
Resp.: "E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome (Jesus) há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos". (Atos 4.12) A salvação só pode ser conseguida por meio de Jesus Cristo. E Deus pelo seu amor tem colocado esta esperança ao alcance de todos. A Bíblia diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3.16)
COMO CONSEGUIR ESTA ESPERANÇA?
Resp.: "Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação". (Romanos 10.9-10). Declarar que Jesus Cristo é o Senhor da sua vida significa que você não é mais rebelde, e que deixa de confiar em religiões, filosofias e boas ações para a salvação, passando a crer somente em Jesus Cristo como o único Salvador, Mediador e Senhor.
POSSO TER ESTA ESPERANÇA AGORA?
Resp.: Sim! A Bíblia diz: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será Salvo". (Romanos 10.13). "No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o dia da salvação". (2 Coríntios 6.2). Faça isso neste momento!
Se deseja receber a Salvação agora, faça a seguinte oração:
"Senhor Deus, reconheço que sou um pecador. Perdoa os meus pecados. Creio que Jesus é o Filho Unigênito de Deus que veio me salvar, morreu na cruz em meu lugar e foi ressuscitado dentre os mortos. Eu o recebo como o meu único e suficiente Salvador. Entra em meu coração e sê o Senhor da minha vida. Obrigado pelo presente da vida eterna. Em nome de Jesus. Amém!"
Se você fez esta oração com sinceridade, neste momento você deve estar sentindo seu coração cheio de paz, alegria e esperança, pois a Bíblia confirma: "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisa velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". (2 Coríntios 5.17).
Você fez a oração acima, de coração? Deseja mais orientações sobre como desenvolver sua fé e crescer no conhecimento da Palavra de Deus? Então, procure a igreja evangélica mais próxima de sua casa. Deus o abençoe!
MISSÕES NACIONAIS - www.missoesnacionais.org.br

Amanhã poderá ser muito tarde.

Certa vez um príncipe pediu ao seu mestre que o preparasse para a vida além-túmulo.
__Terá tempo suficiente para pensar nisto quando fores velho, respondeu o mestre.
__Não! exclamou o príncipe. __Fui ao cemitério e medi os sepulcros, e há muitos menores do que eu.
O príncipe raciocinou sabiamente, pois a Bíblia diz que "... não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? é um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece." Talvez amanhã seja muito tarde para pensar seriamente em Deus. Vi certa vez um desenho animado em três partes. Na primeira cena, havia um jovem sentado em um escritório. Ao seu lado estava Jesus, convidando-o a aceitar a salvação. Com muita cortesia o jovem disse ao Senhor que estava precisamente começando a sua carreira, e que não tinha tempo para nada mais. A segunda cena mostrava um homem de meia-idade. Era um pouco mais forte e estava bem vestido. Seu escritório era maior, e sobre sua mesa havia dezenas de papeis, livros e jornais. Jesus estava ao seu lado. O homem, porém, respondeu igualmente que não tinha tempo porque estava muito ocupado. O último quadro mostrava um ancião em seu escritório. Não se via o Salvador junto dele, mas sim o espectro da morte. Ela, com voz grave lhe disse: "Vim para levar-te". O velho, com o medo vísivel nos olhos, respondeu: "Afasta-te, morte! Não te chamei." Mas a morte não quis ir só, e o homem partiu para a eternidade sem Deus. "Amanhã" é o epitáfio para muitos sepulcros. "Amanhã" soa como palavra inofensiva, mas pode ser a mais perigosa em nossa vida. "Amanhã" é a barreira e a porta fechada que tem deixado muita gente fora do céu. Deus nunca nos prometeu uma oportunidade para amanhã. A Bíblia nos exorta: Não presumas do dia de amanhã. A Bíblia nos exorta: Não presumas do dia de amanhã", "... agora é o dia da salvação. Os que esperam ao amanhã para arrepender-se e voltar-se para Deus, talvez morram hoje! Prepara-se! Para que?e? "...aos homens está ordenado morrer uma só vez, vinde depois disso o juízo." Prepare-se! Como? Deus já providenciou o caminho da salvação. Jesus, o Filho de Deus, morreu a fim de nos salvar dos nossos pecados e ressurgiu dentre os mortos para dar-nos nova vida. Podemos preparar-nos para a vida além da morte por meio da fé n'Ele. Jesus Cristo prometeu: "...quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." Prepara-se! Quando? "...agora é o tempo aceitável, agora é o dia da salvação".
(Provérbios 27.1a; Tiago 4:14; 2 Co. 6:2, Hebreus 9:27; João 5:24)

O Brasil tem sede de Deus.

Água da vida
Você algum dia teve sede e não havia água ao seu redor que pudesse beber? É realmente uma situação difícil! Podemos ingerir refrescos, sucos, refrigerantes, mas nada nos satisfaz tanto quanto a água pura, que nos hidrata e sacia a sede. Pode parecer íncrivel, mas existem milhões de pessoas no Brasil  - crianças e adultos - que morrem de desidratação todo ano. Em linguagem simples, a desidratação ocorre quando você perde mais água do que consome. Verdadeiramente,a água é um recurso natural indispensável à vida. Há lugares no mundo onde a água já custa mais que o petróleo! Mas a pior sede é a sede espiritual. Resultante de uma vida de pecado. Os que vivem sem Jesus no coração estão desidratados e mortos espiritualmente! Pode ser que você hoje viva uma situação de injustiça, tristeza, abandono, incerteza, solidão, ou até mesmo de um sistema religiosos distante do Verdadeiro Deus. Ou, talvez, a sua situação seja tão confortável que nem ao menos percebeu que você tem sede espiritual e necessidade de Deus! Queremos dizer a você: Há esperança!Há esperança para você e sua família! Jesus pode saciar sua sede! A Bíblia em Isaías 49.10: "...porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais de águas". Jesus promete em João 4.14: "Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna". O Brasil tem sede de Deus.
Jesus é a água da vida para os sedentos de Deus. Se você crer em Jesus e pedir-lhe que habite em seu coração e sacie sua sede, Ele ouvirá sua oração e dará a direção segura para o viver. Ore assim: Senhor Jesus, eu preciso de ti. Reconheço que tenho pecado contra ti. Agora te convido para entrar no meu coração, perdoar os meus pecados e saciar minha sede. Amém. Se Jesus está agora em seu coração ou se você deseja conhecê-lo mais, entre em contato com a igreja evangélica mais próxima de sua casa, onde lhe darão ajuda em seu crescimento espiritual. Deus o abençoe.
(Junta de Missões Nacionais da CBB)

Deus tudo vê!

Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, e tu, Senhor, já a conhece toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a noite são a mesma coisa. Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:1-16; 23-24)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O tempo de Deus.

Um excelente nadador tinha o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguém intrigado com aquele comportamento, lhe
perguntou qual a razão daquele hábito. O nadador sorriu respondeu: Há alguns anos eu era um professor de natação. Eu os ensinava a nadar e a saltar do trampolim.
Certa noite, eu não conseguia dormir,e fui até a piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube. Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnifica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem. Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido na cruz para nos salvar pelo seu precioso sangue. Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram a mente e me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus. Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos.Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina. Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo, e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado seria meu último salto.Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina,confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar. Naquela noite fui salvo duas vezes e,para nunca mais me esquecer, sempre que vou até piscina molho o dedão do pé antes de saltar na água...
"Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar ou retardar as coisas pois tudo acontecerá no seu devido tempo e esse tempo é o tempo Dele e não o nosso..."

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam" (Sl 127:1 a)

A vida também pode ser comparada a uma construção. Existem os 
alicerces, paredes, cobertura e acabamento. Lentamente essa obra vai 
sendo erguida. 
Os alicerces são as nossas convicções. Tudo o que cremos irá 
orientar a nossa agenda. Se esses alicerces não estiverem bem 
fundamentados, comprometerá a estrutura e toda a construção correrá 
riscos. 
As paredes são as realizações: família, formação, trabalho. Essas 
instituições serão sólidas se estiverem bem fundamentadas 
(alicerces). Elas irão formar os cômodos da casa, cada um com sua 
função específica. 
A cobertura é o que nos protege da intempérie. Graças a ela não 
sentimos os efeitos do mau tempo. Podemos compará-la aos recursos 
econômicos que temos para viver. Uma boa cobertura garante dias 
tranqüilos; uma cobertura deficiente envolverá danos. 
Por último o acabamento. Com relação a vida, ele não é feito de 
uma só vez. Nunca seremos um produto acabado nesta vida. O acabamento 
é o trabalho que o Espírito Santo vai fazendo em nós durante toda a 
nossa vida. Através dos nossos erros e acertos, vitórias e derrotas, 
pecado e perdão, o trabalho de acabamento vai sendo realizado. Aos 
poucos. 
Pai, edifica-me, pois não quero trabalhar em vão. Tu és o arquiteto 
e o construtor dessa obra. Quero ser colaborador. Amém!

Procura-se um Amigo


Vinícius De Moraes

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se à consciência de que ainda se vive

" Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão" (Sl 126:5)

Existem semelhanças entre a vida humana e a agricultura. O próprio 
nascimento serve como analogia. Um útero é fecundado, vem o período 
de gestação silenciosa onde o feto vai se desenvolvendo lentamente 
até o momento do parto. Segue-se um período gradual de crescimento, 
amadurecimento, envelhecimento e morte. Tudo é misteriosamente 
poético. Mistério da criação, poesia da vida. É Deus escrevendo a 
história. 
Não é assim com a terra? O solo é fecundado pela semente. Vem um 
silencioso período de gestação e a semente brota. A planta nasce, 
cresce, frutifica e morre. É lindo e misterioso. No silêncio de dias 
e noites, chuva e sol, frio e calor, a terra dá o seu fruto. 
Não é menos belo o que fazemos na vida. Muitas semeaduras humanas 
são feitas em meio as lágrimas. Lágrimas que fertilizam e regam o 
que plantamos. E então, como um agricultor experiente respeita o 
mistério da natureza e espera pacientemente o momento de colher o 
fruto, aguardamos. 
Lágrimas nem sempre são sinais de desespero, às vezes emitem 
esperança. No tempo apropriado transformam-se em risos. No jubiloso 
tempo da colheita. 
Pai, meu espírito perscruta Teus insondáveis mistérios. Calo-me em 
adoração. Como aprendiz de lavrador olho para o céu, aguardo e 
clamo. Dê-me paciência Senhor. Amém! 

E satanás convocou uma Convenção mundial de demônios.

Em seu discurso de abertura, ele disse: 
 
"Não podemos impedir os cristãos de irem à igreja" 
"Não podemos impedi-los de ler as suas Bíblias e conhecerem a verdade". 
"Nem mesmo podemos impedí-los de formar um relacionamento íntimo com o seu Salvador". E, uma vez que eles ganham essa conexão com Jesus, o nosso poder sobre eles está quebrado. 
"Então, vamos deixá-los ir para as suas igrejas; vamos deixá-los com os 
almoços e jantares que nelas organizam, mas, vamos roubar-lhes o tempo que 
têm, de maneira a que não sobre tempo algum para desenvolver um 
relacionamento com Jesus Cristo". 
"O que quero que vocês façam é o seguinte", disse o diabo: 
"Distraia-os a ponto de que não conseguirem aproximar-se do seu Salvador". 
Como vamos fazer isto? Gritaram os seus demônios. 
"Mantenham-os ocupados nas coisas não essenciais da vida, e inventem 
inumeráveis assuntos e situação que ocupem suas mentes, respondeu-lhes 
Satanás. Tentem-os a gastarem, gastarem, e assim tomarão muita coisa como 
empréstimo. Persuadam as suas esposas a irem trabalhar durante longas horas, e os maridos a trabalharem de 6 a 7 dias por semana, durante 10 a 12 horas por dia, a fim de que eles tenham capacidade financeira para manter os seus 
estilos de vida fúteis e vazios. Criem situações que os impeçam de passar algum tempo com os filhos. À medida em que suas famílias se forem fragmentando, muito em breve seus lares já não mais oferecerão um lugar de paz para se refugiarem das pressões do trabalho. Estimulem suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam mais escutar aquela voz suave e tranqüila que orienta seus espíritos. Encham as mesinhas de centro de todos os lugares com revistas e jornais. Bombardeiem as suas mentes com noticias, 24 horas por dia. Invadam os momentos em que estão dirigindo, fazendo-os prestar atenção a 
cartazes chamativos. Inundem as caixas de correio deles com papéis totalmente inúteis, catálogos de lojas que oferecem vendas pelo correio, loterias, bolos de apostas, ofertas de produtos gratuitos, serviços, e falsas esperanças. Mantenham lindas e delgadas modelos nas revistas e na TV, para que seus maridos acreditem que a beleza externa é o que é importante e eles se tornarão mal satisfeitos com suas próprias esposas. Mantenham as esposas demasiadamente cansadas para amarem seus maridos à noite, e dêem-lhes dor de cabeça também. Se elas não dão a seus maridos o amor que eles necessitam, eles então começam a procurá-lo em outro lugar, e isto, sem dúvida, fragmentará as suas famílias rapidamente.Dêem-lhes Papai Noel, para distraí-los da necessidade de ensinarem aos seus filhos, o significado real do Natal. Dêem-lhes o coelho da páscoa, para que eles não falem sobre a ressurreição 
de Jesus, e o seu poder sobre o pecado e a morte. Até mesmo quando estiverem se divertindo, se distraindo, que seja tudo feito com excessos, para que ao voltarem dali estejam exaustos! Mantenham-os de tal modo ocupados que nem pensem em ir andar ou ficar na natureza, para refletirem na criação de Deus. Ao invés, mandem-os para Parques de Diversão, acontecimentos esportivos, peças de teatro, concertos e ao cinema. Mantenham-os ocupados, muito ocupados.E, quando se reunirem para um encontro, ou uma reunião espiritual, envolvam-os em mexericos e conversas sem importância, para que,ao saírem, o façam com as consciências pesadas. Encham as vidas de todos eles com tantas causas nobres e importantes a serem defendidas que não tenham nenhum tempo para buscarem o poder de Jesus. Muito em breve, eles estarão buscando, em suas próprias forças, as soluções para seus problemas e para as causas que defendem, sacrificando sua saúde e suas famílias pelo bem da causa. Isto vai funcionar!! Vai funcionar !!" 
Os demônios ansiosamente partiram para cumprirem as determinações do chefe, fazendo com que os cristãos, em todo o mundo, ficassem mais ocupados, e mais apressados, indo daqui para ali, e vice-versa, tendo pouco tempo para Deus e para suas famílias e não tendo nenhum tempo para contar a outros sobre o poder de Jesus para transformar vidas. 
Creio que a pergunta é: teve o diabo sucesso nas suas maquinações?????? 

MEUS SALMOS...

23 de fevereiro de 2.006

01. ALMA ANGUSTIADA.

         Senhor, tem misericórdia de mim, pois meus pensamentos estão inclinados ao mal.
         Ainda que minha mente em Cristo queira agir como te agrada, meu velho homem impõe lutas terríveis.
         Faço coisas que não gostaria, penso coisas que não deveria!
         Minh'alma se enche de angústia.
         Por que? Por realmente desejar o que deveria rejeitar! Por aceitar pensamentos, por cair em algumas ações e principalmente por não resistir.
         Preciso de Ti Senhor, pois tu és o único que foi capaz de morrer por mim, sabendo que nunca teria condições de lhe retribuir.
         Jesus, tu és meu melhor amigo, ajuda-me a resistir aos meus desejos, pois minha maior luta é interior. Ajuda-me a ceder somente e sempre ao seu Espírito Santo.


02 de março de 2.006

1.    AMIGOS insubstituÍveis.


         Te louvo Senhor pela alegria dos amigos que recebi, nos momentos cuja ausência de ouros eu senti.
         Ficar longe dos amigos faz com que a solidão se faça presente entre uma multidão que te rodeia.
         Quando faltam amigos; falta entusiasmo, falta ânimo, faltam planos, falta conversa, faltam risadas, falta muito.
         Quando faltam amigos; sobram outras coisas, sobra tempo, sobra sono, sobra espaço, sobra até comida nos pratos.
         Quando faltam amigos, falta muita coisa, falta quase tudo!
         Quando faltam amigos, sobram coisas; na verdade sobra tudo que lhes era reservado!
         Amigos são insubstituÍveis.


         Amigos são quase tudo, porque tudo não pode ser todos, porque são muitos e onde falta um amigo, Deus coloca outro.
         Deus é bom!
         Deus é maravilhoso, Ele não nos deixa faltar nada. Principalmente amigos.
         O que faltava, já não falta mais. Planos são feitos e executados com animo e entusiasmo com muita conversa e risadas.
         O tempo se torna curto, o sono vai embora, os espaços são preenchidos e até a comida fica mais gostosa.
         Obrigado Senhor pelos amigos que faltaram e pelos que fizeram a diferença, e por entender que não há um amigo melhor que o outro, mas amigos que se fazem grandes e melhores nos momentos que mais precisamos.
         Obrigado Senhor por cada amigo e por Jesus, o melhor e o maior amigo de todos, em todos os momentos. Sempre.

Experiência no acampamento de carnaval de 2006, da PIBI.